Em um esforço para auxiliar estudantes endividados, o Ministério da Educação (MEC) está promovendo o programa Desenrola Fies, que oferece a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Segundo dados recentes divulgados em 2 de outubro, 367,6 mil solicitações já foram concluídas. A iniciativa visa beneficiar os alunos que enfrentam dificuldades financeiras, permitindo que continuem seus estudos sem o peso das dívidas acumuladas.
Originalmente, cerca de 1,24 milhão de contratos estavam prontos para adesão ao programa, mas muitos ainda não aproveitaram a oportunidade. O levantamento do MEC, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), revela que 875,8 mil estudantes ainda podem acessar o Desenrola Fies.
A extensão do prazo para a renegociação, agora até 31 de dezembro, é uma estratégia para facilitar ainda mais o acesso dos estudantes aos benefícios oferecidos pela iniciativa.
Como funciona o Desenrola Fies?
O Desenrola Fies é voltado para estudantes com dívidas referentes a contratos estabelecidos em instituições de ensino superior privadas até 2017 e que estão inadimplentes até 30 de junho de 2023.
Este programa não só oferece descontos significativos, como também ajusta as condições de pagamento conforme o perfil financeiro de cada devedor. O MEC reconhece as dificuldades enfrentadas e, por isso, determinou através da Resolução nº 60/2024 a oferta de reduções que podem chegar a 99%, dependendo das circunstâncias do estudante.
Quem pode participar?
Os estudantes elegíveis para a renegociação são aqueles cujas dívidas estão em atraso por mais de 360 dias. Adicionalmente, aqueles inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou que foram beneficiários do auxílio emergencial têm maiores chances de obter os descontos mais substanciais, aproveitando o máximo que o programa tem a oferecer.
Canais de atendimento
Para facilitar a comunicação e esclarecer dúvidas sobre o Desenrola Fies, o MEC e o FNDE oferecem diversos canais de atendimento. Os estudantes podem acessar o atendimento pelo Fale Conosco ou pelo telefone 0800 616161.
Além disso, contam com o suporte das instituições financeiras envolvidas, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
- Caixa Econômica Federal
- Acesse o aplicativo da Caixa no celular.
- Envie mensagens através do WhatsApp no número 0800 104 0 104.
- Ligações podem ser feitas para 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (para outras regiões).
- Banco do Brasil
- Utilize o aplicativo do BB no celular.
- Contate pelo WhatsApp no número 61 4004 0001.
- Ligue para a Central de Atendimento do BB pelo número 0800 729 0001.
Essa é uma oportunidade valiosa para muitos retomarem seus estudos e reorganizarem suas vidas acadêmicas e financeiras.