O segundo turno das eleições municipais em 2024 acontece neste domingo (27). Seguindo o padrão estabelecido no primeiro turno, realizado no início do mês, o horário de votação será uniforme em todo o país.
Este é o primeiro ano em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplica o horário unificado em uma eleição municipal, uma prática iniciada nas eleições gerais de 2022.
Para efeitos de votação, o horário oficial adotado é o de Brasília. Isso implica que em cidades com fusos horários diferentes, como Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) e Manaus (AM), haverá uma adaptação nos horários de abertura e fechamento das seções eleitorais. Nessas localidades, o processo de votação decorrerá das 7h às 16h no horário local.
Como funciona o horário unificado para eleições?
O horário unificado busca padronizar o momento de início e término da votação em todo o Brasil, usando o horário de Brasília como referência.
Em cidades com fusos horários distintos, embora a abertura e o fechamento das urnas aconteçam em horários diferentes localmente, a operação é planejada para que todas as urnas em nível nacional encerrem simultaneamente às 17h do horário de Brasília. Desta forma, a apuração dos resultados também começa uniformemente em todo o país.
Quais cidades participarão do segundo turno?
Nas eleições municipais de 2024, um total de 51 cidades brasileiras terão seus vencedores definidos no segundo turno. Entre essas cidades, 15 são capitais dos estados, incluindo São Paulo.
Vale lembrar que, segundo a legislação eleitoral do Brasil, municípios com mais de 200 mil habitantes podem realizar um segundo turno se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Este ano, 103 cidades estavam aptas para ter uma disputa desta natureza.
O que acontece após o término do horário de votação?
Conforme as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral, eleitores que estiverem na fila dos locais de votação às 17h, pelo horário oficial de Brasília, terão o direito de votar.
Além disso, a Justiça Eleitoral reforça que a apuração dos votos deverá começar imediatamente após o encerramento da votação em todo o Brasil. Este sistema visa garantir a transparência e eficiência no processo de contagem e divulgação dos resultados.
Por que é importante participar das eleições municipais?
A participação nas eleições municipais é fundamental, pois esse pleito decide os líderes locais responsáveis por administrar municípios e implementar políticas que afetam diretamente o cotidiano dos cidadãos.
As eleições também oferecem uma oportunidade para a população exercer a cidadania e influenciar as decisões políticas em sua comunidade.