As Eleições Municipais de 2024 no Brasil estão sendo marcadas por uma crescente participação de figuras públicas e celebridades.
A presença de famosos na política não é um fenômeno novo, mas se intensificou nas eleições de 2024 com a candidatura de muitos rostos familiares. Isso se deve, em parte, à visibilidade que eles possuem e à capacidade de engajamento com o público por meio de plataformas digitais e redes sociais.
Quais celebridades não se elegeram em 2024?
Apesar de suas tentativas audaciosas, nem todas as figuras conhecidas conseguiram obter sucesso nas urnas. Entre os que não conseguiram se eleger estão:
José Luiz Datena
O apresentador obteve 112.344 votos em sua candidatura à Prefeitura de São Paulo, mas não foi suficiente para vencer os concorrentes.
Mara Viana
A ex-participante do Big Brother Brasil recebeu apenas 12.031 votos, ficando distante das posições eleitas na Bahia.
Cristina Prochaska
Atriz e jornalista, competiu na eleição de Ubatuba, litoral de São Paulo e terminou com 402 votos.
Suplentes
Suplentes têm a oportunidade de assumir o cargo caso um titular eleito precise se afastar. Isso significa que, mesmo sem vitória direta, ainda há esperança de que figuras como Babu Santana, que se candidatou a vereador no Rio de Janeiro, possam atuar na política ativa ao longo do mandato.
Quem são as celebridades eleitas em 2024?
Algumas figuras públicas conseguiram êxito nas urnas e garantiram seus lugares nas câmaras municipais. Entre os eleitos, destaca-se Thammy Miranda, reeleito vereador em São Paulo com 50.234 votos.
Alexandre Frota também retornou à cena política, sendo eleito vereador em Cotia, São Paulo. Completando o grupo de eleitos, a influenciadora Zoe Martinez se destacou ao obter uma das maiores votações para a Câmara de São Paulo, demonstrando sua eficácia em conectar-se com os eleitores por meio de sua presença nas redes sociais.