O Microempreendedor Individual (MEI) é uma excelente opção para trabalhadores autônomos que desejam formalizar seu negócio. Este modelo de empresa foi criado com o objetivo de simplificar o processo de formalização e, assim, proporcionar benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, entre outros. Em 2024, diversas atualizações foram feitas nas regras e ocupações permitidas para MEIs.
Ao se tornar um MEI, o empreendedor paga um tributo mensal único chamado DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Esse documento facilita a vida do empreendedor, permitindo que todos os tributos sejam pagos de maneira simplificada. Além disso, estar formalizado proporciona maior segurança e credibilidade no mercado.
Quais São as Novas Ocupações Permitidas para MEI em 2024?
Em 2024, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) incluíram 19 novas ocupações na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) para MEIs. Essas adições ampliam o leque de profissionais que podem se formalizar. Aqui estão algumas das novas ocupações permitidas:
- Analista de sucesso do cliente,
- Analista de experiência do cliente,
- Ergonomista,
- Biólogo em meio ambiente e diversidade,
- Biólogo em saúde,
- Facilitador de biodança,
- Terapeuta Reiki,
- Instrutor de Yoga,
- Instrutor de meditação,
- Facilitador de grupos de movimento (bioenergética),
- Brinquedista,
- Lactarista (responsável por preparar e cuidar da nutrição dos bebês em creches e hospitais),
- Hidrojatista (responsável por operar equipamentos de hidrojateamento, que utilizam água sob alta pressão),
- Confeccionador de Perucas,
- Ufólogo,
- Monitor de animais domésticos,
- Condutor de cães domésticos (passeador),
- Instrutor de mobilidade com cães-guia
- Condutor escolar (terrestre)
Essas são apenas algumas das ocupações adicionadas. Atualmente, existem 2.741 ocupações listadas na CBO, que é atualizada periodicamente com novas inserções baseadas em solicitações de entidades e associações de trabalhadores ao MTE.
Como Se Tornar um MEI?
Para se formalizar como MEI, é possível realizar todo o processo online, de maneira rápida e prática. Abaixo, confira o passo a passo simplificado para se tornar um MEI:
- Acesse o Portal do Empreendedor;
- Clique em “Quero ser MEI” e, em seguida, em “Formalize-se”;
- Crie uma conta “gov.br” ou acesse com o seu CPF, caso já tenha;
- Siga as instruções em tela, preenchendo seus dados pessoais como RG, CPF, declaração do Imposto de Renda, endereço residencial e telefone;
- Defina as atividades que serão exercidas, o nome fantasia da sua empresa e informe o local de onde irá trabalhar;
- Confira todos os dados informados, preencha as declarações solicitadas e finalize a sua inscrição.
Quais São os Benefícios de Ser MEI?
Ser MEI traz diversos benefícios para o empreendedor. A formalização permite o acesso a direitos previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade. Além disso, o MEI tem acesso facilitado a crédito e pode emitir notas fiscais, o que aumenta a credibilidade perante clientes e fornecedores.
Outro ponto positivo é a simplificação nos processos de pagamento de tributos e na prestação de contas. O DAS-MEI reúne todos os tributos em um único documento, facilitando a vida do empreendedor.
Portanto, se você está pensando em formalizar seu negócio em 2024, o MEI é uma excelente opção. Fique de olho nas atualizações das regras e nas novas ocupações permitidas, e aproveite todos os benefícios que a formalização pode oferecer.