A Ambev, uma das maiores fabricantes de bebidas do mundo, tem suas raízes fincadas na fusão de duas gigantes do setor cervejeiro brasileiro: a Companhia Antarctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma, consolidada em 1999. Desde então, sua jornada tem sido marcada por um crescimento vigoroso e uma gestão focada em resultados financeiros.
Com um portfólio diversificado, que vai além das cervejas, incluindo refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água mineral, a Ambev conquistou uma posição de destaque não apenas no mercado nacional, onde controla cerca de 69% do mercado de cerveja, mas também internacionalmente, com operações em mais de 15 países.
Os visionários por trás da fundação da Ambev foram os empreendedores Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, do grupo 3G Capital. Desde o início, eles estabeleceram uma gestão voltada para o desempenho e o alcance das metas financeiras, um modelo que se mostrou altamente eficaz ao longo dos anos. Sob essa administração, o lucro líquido da empresa experimentou um crescimento exponencial, saltando de R$ 470 milhões em 2000 para impressionantes R$ 11,3 bilhões em 2018.
Trajetória
A trajetória de sucesso da Ambev foi detalhadamente registrada no livro “De um Gole Só”, escrito pela jornalista Ariane Abdallah, que descreve os 30 anos de transformação da empresa, “de uma cervejaria ineficiente para a maior cervejaria do mundo”, conforme comentou a autora em entrevista à Folha de S.Paulo.
Um aspecto notável da gestão da Ambev é o seu estilo de rigor na busca por resultados financeiros. Com mais de 50 mil colaboradores em todo o mundo, a empresa foi reconhecida pelo Great Place to Work (GPTW) como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil em 2019. No entanto, seu processo seletivo para o cargo de trainee é altamente competitivo, atraindo mais de 3 mil candidatos por vaga.
Desafios e responsabilidade social
A meritocracia, a redução do número de chefes e uma visão de longo prazo são elementos fundamentais da receita de sucesso adotada pelos investidores para uma administração eficaz. No entanto, essa trajetória também teve seus desafios, como evidenciado pela multa de 352,7 milhões de reais imposta pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica em 2009, relacionada a denúncias de irregularidades no programa de fidelidade “Tô Contigo”.
Além do sucesso financeiro, a Ambev também se destaca por seu compromisso com a responsabilidade social. Iniciativas como as águas AMA, lançadas em 2017, têm um propósito social, direcionando os lucros para regiões carentes em estados como Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. O programa de voluntariado VOA, lançado em 2018, é outra demonstração do compromisso da empresa com o bem-estar da comunidade, oferecendo mentorias e apoio a instituições assistenciais.