Você alguma vez parou para pensar sobre a história e as peculiaridades da moeda que é considerada a base da economia mundial? Hoje, vamos mergulhar no universo do dólar americano e desvendar alguns fatos que provavelmente você não sabia.
O dólar não é apenas uma moeda; é um símbolo de poder e estabilidade econômica, adotado por diversos países como moeda de transação oficial ou não oficial. Vamos conhecer mais sobre essa moeda que está em nossos bolsos e transações internacionais.
O que exatamente é o dólar e quando surgiu?
A existência do dólar americano remonta ao ano de 1785, oficialmente adotado pelo Congresso dos Estados Unidos pouco depois da independência do país em 1776. Este período marca não apenas a criação de uma nação, mas também o nascimento de uma das moedas mais influentes do mundo.
Leia também: Gigante tecnológica Microsoft é substituída por empresa de IA em carteira de investimentos
Analistas veem potencial na Vale mesmo depois de Mariana
Nubank adere ao programa Celular Seguro e lança plataforma de viagens
O futuro do comércio brasileiro: taxação de importações de US$ 50 e o impacto nas lojas nacionais
Por que a nota de US$ 1 é tão comum?
Em relação à produção de cédulas, a nota de 1 dólar domina as impressões diárias na Bureau of Engraving and Printing. Cerca de 45% de todas as notas impressas por dia são de um dólar, e elas carregam o rosto de George Washington, figura histórica e primeiro presidente dos Estados Unidos.
Você sabia que as notas de dólar não são feitas de papel comum?
Uma curiosidade que muitos não conhecem é que o “papel-moeda” dos EUA na verdade não contém papel comum como o conhecemos. As notas são fabricadas com uma mistura especial de 75% de algodão e 25% de linho, com adicionais de fibras sintéticas coloridas, a fim de aumentar a durabilidade e segurança contra falsificações.
Curiosidades impressionantes sobre o dólar
- A nota de 1 dólar pode ser dobrada aproximadamente 4 mil vezes antes de se deteriorar.
- Martha Washington foi a primeira mulher a aparecer em uma nota de dólar.
- O material especial das notas é fornecido exclusivamente pela Crane Currency desde 1879.
- Atualmente, existem 13 denominações diferentes de dólares em circulação, incluindo as raras notas de 2 dólares e moedas de 1 dólar.
Qual é a origem do nome “dólar”?
A palavra “dólar” tem suas raízes na Europa. Originário da cidade de Jáchymov, na Boêmia (hoje parte da República Tcheca), o nome vem das moedas de prata ‘Joachimsthaler’ que eram comumente abreviadas para ‘thaler’. Essa nomenclatura viajou para as Américas com os colonos holandeses, onde foi adaptada para “dólar”.
Explorar a história e as curiosidades do dólar revela não apenas detalhes sobre uma moeda, mas também sobre a cultura e história de uma nação que influencia globalmente. Na próxima vez que você segurar uma nota de dólar, lembre-se da rica história e inovação que ela carrega em cada fibra.