Imposto sobre herança no Brasil: O que Lula acha sobre o assunto?
Por: Maiana Moura
O presidente Lula fez um discurso marcante nesta terça-feira (23), abordando a situação do imposto sobre herança no Brasil.
A fala aconteceu no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Buri, São Paulo, uma área doada pelo escritor Raduan Nassar há dez anos.
Durante o evento, que contou com a presença de Nassar, Lula destacou a diferença entre a taxação de heranças nos Estados Unidos e no Brasil.
“Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e morre, 40% da herança é paga de imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto”, afirmou o presidente.
No Brasil, o imposto sobre herança atual é de apenas 4%, o que, segundo Lula, desestimula as doações de patrimônio para instituições como universidades e fundações.
“Aqui no Brasil, você não tem. Você não tem ninguém que faça doação porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. A pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela”, completou.
O Que Muda com a Reforma Tributária?
Uma das principais alterações com a reforma tributária é a introdução de uma alíquota progressiva para todos os estados, que aumentará conforme o valor do patrimônio, com um teto de 8%, definido pelo Senado.
Essas mudanças começarão a valer de forma gradual, com implementação total prevista para 2033.
Os estados serão obrigados a aprovar leis que tornem o imposto progressivo, ou seja, com alíquotas diferenciadas por faixa de valor.