Se você enviou sua declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 dentro do prazo, que terminou em 31 de maio, e ainda não recebeu sua restituição no terceiro lote, não se preocupe. Pode ser que sua declaração esteja em análise pela Receita Federal ou tenha alguma pendência.
Entenda como funciona o processo e quais os próximos passos para acompanhar o status da sua restituição.
Calendário da restituição do IR 2024
A Receita Federal divulgou o calendário completo da restituição do Imposto de Renda 2024, dividido em cinco lotes:
- 1º Lote: Pagamento no dia 31 de maio
- 2º Lote: Pagamento no dia 28 de junho
- 3º Lote: Pagamento no dia 31 de julho
- 4º Lote: Pagamento no dia 30 de agosto
- 5º Lote: Pagamento no dia 30 de setembro
Além dessas datas, existem outras cinco datas destinadas aos lotes residuais, para contribuintes que regularizaram suas pendências:
- 31/10/2024
- 29/11/2024
- 31/12/2024
- 31/01/2025
- 28/02/2025
Como acompanhar o status da sua declaração
Para verificar o status de sua restituição, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal e consultar o extrato de processamento através do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Confira abaixo os diferentes status que sua declaração pode ter e o que eles significam:
Declaração “em processamento”
Isso indica que a Receita Federal recebeu seu documento, mas ainda não o computou ou analisou. É apenas o primeiro estágio do processo.
Declaração “processada”
Isso significa que a Receita Federal recebeu e concluiu o processamento do seu documento. No entanto, isso não garante que sua declaração tenha sido homologada. A Receita tem até cinco anos para revisar e fazer ajustes, se necessário.
Declaração “em fila de restituição”
Isso indica que a Receita Federal processou seu documento e confirmou que você tem direito a receber uma restituição. No entanto, o valor ainda não foi disponibilizado na rede bancária para saque. Lembre-se de que, para receber a restituição, você não pode ter débitos pendentes com a Receita Federal.
Declaração “com pendências”
O status “Com Pendências” indica que, após o processamento, a Receita Federal encontrou inconsistências ou informações incompletas em sua declaração. Nesse caso, você deve acessar o portal da Receita Federal, identificar a pendência e regularizar as informações necessárias.
Declaração “em análise”
Isso significa que a Receita Federal a recebeu e a incluiu em sua base de dados, mas está aguardando o envio de documentos adicionais que foram solicitados a você. Outra possibilidade é que sua declaração ainda não foi processada porque a Receita está analisando os documentos que você enviou.
Declaração “retificada”
Significa que você enviou uma nova declaração que substitui integralmente a anterior. A Receita Federal considerará apenas a declaração retificada mais recente.
Declaração “cancelada”
Significa que ela foi cancelada pela Receita Federal ou por sua própria solicitação. Nesse caso, você precisará enviar uma nova declaração.
Para mais informações consulte regularmente o portal da Receita Federal e fique atento às próximas etapas do processo. Manter-se informado é essencial para resolver rapidamente qualquer pendência e garantir que sua restituição seja liberada o quanto antes.
Será que é verdade mesmo isso