Recentemente, fortes chuvas em diversas regiões do Brasil motivaram mudanças no calendário de pagamentos do Bolsa Família.
Para ajudar os moradores dessas áreas, o governo decidiu antecipar o pagamento do benefício em algumas cidades.
Este ajuste no cronograma busca garantir que aqueles em maior necessidade tenham acesso ao financiamento rapidamente, oferecendo suporte rápido em um período crítico.
Quais cidades terão pagamentos antecipados?
A medida de antecipação do pagamento do Bolsa Família atinge nove cidades de Minas Gerais, que tiveram a situação de emergência reconhecida oficialmente.
Esta decisão aconteceu após análise dos desafios impostos pelas chuvas, priorizando o acesso ao benefício no primeiro dia do calendário oficial do programa nestas localidades. As cidades são:
- Argirita
- Coronel Fabriciano
- Espinosa
- Guiricema
- Nepomuceno
- Serro
- Timóteo
- Virgolândia
Calendário de pagamentos em fevereiro
O cronograma habitual do Bolsa Família para fevereiro já está disponível, incluindo os valores básicos e adicionais destinados a perfis específicos de beneficiários.
Para aqueles que não estão em regiões de adiantamento, os pagamentos seguirão conforme o normalmente planejado.
- NIS final 1 – 17 de fevereiro
- NIS final 2 – 18 de fevereiro
- NIS final 3 – 19 de fevereiro
- NIS final 4 – 20 de fevereiro
- NIS final 5 – 21 de fevereiro
- NIS final 6 – 24 de fevereiro
- NIS final 7 – 25 de fevereiro
- NIS final 8 – 26 de fevereiro
- NIS final 9 – 27 de fevereiro
- NIS final 0 – 28 de fevereiro
Como os beneficiários podem acompanhar os pagamentos?
Os beneficiários do Bolsa Família têm diversas formas de monitorar seus pagamentos. Usando o aplicativo Caixa Tem ou os canais oficiais de atendimento do programa, eles podem verificar as transações.
As famílias residentes nas cidades mencionadas que terão antecipação devem certificar-se de que suas localidades estão na lista oficial divulgada pelo governo para evitar desencontros.