Em uma nova pesquisa divulgada pela AtlasIntel, foi revelado que a maioria dos beneficiários do Bolsa Família em São Paulo pretende votar no atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).
A pesquisa aponta que ele detém 29,9% dos votos desse público, seguido por Guilherme Boulos (PSOL) com 22,4% e Pablo Marçal (PRTB) com 22,2% das intenções de voto.
Esse levantamento é significativo considerando que o Bolsa Família foi criado pelo presidente Lula (PT) durante seu primeiro mandato, em 2003. Apesar disso, Boulos, candidato apoiado por Lula, não conseguiu atrair a maioria dos votos do eleitorado das classes populares.
Também é importante notar o desempenho de Marina Helena (Novo), que possui apenas 4,7% dos votos totais, mas chega a 13,4% entre os beneficiários do Bolsa Família, um resultado surpreendente dado seu histórico crítico aos programas assistenciais.
Ricardo Nunes lidera entre beneficiários do Bolsa Família
Nunes impulsionou seus números entre os eleitores de baixa renda desde o início do horário eleitoral gratuito em 30 de agosto. Ele tem utilizado bem o tempo de propaganda eleitoral gratuita para consolidar seu apoio entre os beneficiários do Bolsa Família.
O atual prefeito conta com mais de seis minutos diários de propaganda, quase o triplo do tempo disponível para Boulos. Com essa vantagem, Nunes tem conseguido manter sua influência e atrair votos desse público específico.
Além disso, a pesquisa mostra que Boulos tem maior preferência entre eleitores que não recebem o Bolsa Família. Ele tem 29,1% das intenções de voto entre esses eleitores, seguido por Marçal com 24,6% e Nunes com 18,3%.
Em termos de educação, o candidato do PSOL é o preferido entre aqueles com ensino superior, obtendo 37,8% de apoio contra 20,6% do atual prefeito.
Intenção de votos geral
O resultado geral mostra Boulos na frente com 28% das intenções de voto, seguido por Marçal com 24,4% e Nunes com 20,1%. Pela primeira vez, o instituto posiciona Pablo Marçal numericamente à frente de Nunes.
A pesquisa AtlasIntel, realizada entre 5 e 10 de setembro, contou com um formulário digital aplicado a 2.200 eleitores.