Concurseiros de todo o país precisam ficar atentos, porque um novo concurso Banco do Brasil pode ter seu edital publicado até dezembro deste ano. A expectativa é de que o certame ofereça novas oportunidades para profissionais de nível médio completo para a área administrativa.
Esse edital deve ser lançado mesmo que a seleção de 2022 ainda esteja dentro do prazo de validade, que se encerra em julho de 2025.
O objetivo seria suprir o déficit de pessoal que ainda é alto, mesmo após as convocações do último certame. Além disso, um concurso específico para pessoas com deficiência (PcD) foi recomendado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), devido ao descumprimento das regras de cotas no edital passado.
Concurso Banco do Brasil: Cargos e vagas
Aqueles que estudam para concursos podem esperar mais um edital para o cargo de Escriturário, na função de Agente Comercial. Este cargo requer nível médio completo. O edital de 2022 já convocou todos os aprovados para essa área, tanto dentro das oportunidades imediatas como os do cadastro reserva.
Para a função de Agente de Tecnologia, a expectativa é menor, pois 1.400 candidatos aprovados ainda podem ser chamados até julho de 2025. Portanto, caso o edital do concurso BB saia ainda em 2024, é provável que não haja oferta para essa área específica.
Quais devem ser as etapas e provas?
Considerando que a banca organizadora do novo edital BB deve ser a Fundação Cesgranrio, os concurseiros podem esperar um formato similar ao aplicado em 2022. As etapas de provas escritas devem incluir:
- Prova objetiva, composta por questões de múltipla escolha
- Prova de redação sobre algum tema da atualidade
Aqueles que forem aprovados nessas duas fases e convocados ainda deverão passar por procedimentos admissionais e perícia médica.
Remuneração e benefícios
Segundo o último edital, o cargo de Escriturário conta com remuneração inicial em torno de R$ 3.600. Esse valor pode sofrer alteração num novo concurso do Banco do Brasil, tendo em vista os reajustes salariais desde 2022. De qualquer maneira, os contratados devem trabalhar em jornadas de 30 horas semanais, com direito às seguintes vantagens:
- Participação nos lucros ou resultados
- Vale-transporte
- Auxílio-creche
- Ajuda alimentação/refeição
- Auxílio a filho com deficiência
- Previdência complementar
- Acesso a plano de saúde
- Acesso a plano odontológico básico
- Acesso a programas de educação e capacitação
- Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional
Outro edital é recomendado Pelo TCU
Em março, o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou o Acórdão nº 427/2024 com uma recomendação para que o Banco do Brasil realizasse concurso com vagas apenas para PcD. De acordo com o TCU, a instituição financeira não cumpria a meta de ter 5% do seu quadro de pessoal composto por pessoas com deficiência.
Se o órgão não atingir o percentual, deverá ofertar 12,5% das suas vagas em concurso BB para esse público em específico. A publicação de um edital específico ainda não foi confirmada.
Conteúdos cobrados
A prova objetiva do concurso Banco do Brasil deve cobrar conteúdos de conhecimentos básicos, contemplando as disciplinas de:
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Matemática
- Atualidades do Mercado Financeiro
Além disso, a avaliação deve contar com uma parte de conhecimentos específicos dividida entre assuntos de:
- Matemática Financeira
- Conhecimentos Bancários
- Conhecimentos de Informática
- Vendas e Negociação
Locais de lotação
Assim como o quantitativo de vagas, os locais de lotação só serão confirmados após a publicação do edital oficial do concurso Banco do Brasil. Mas há a possibilidade de oferta de Agente Comercial em diversos estados brasileiros, compreendendo as cinco regiões do país.