O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) anunciou a distribuição de seus lucros para mais de 130 milhões de trabalhadores brasileiros. A Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do fundo, já iniciou os pagamentos, que devem ser concluídos até o dia 31 de agosto.
Todos os trabalhadores que possuíam saldo em conta do FGTS em 31 de dezembro de 2023 têm direito a receber o lucro. O valor a ser creditado em cada conta varia de acordo com o saldo existente e a nova taxa de rentabilidade, que ficou em 7,78% para este ano.
Como consultar o saldo e o valor do crédito?
Para verificar se você tem direito ao lucro e qual o valor a ser creditado, basta acessar os canais digitais da Caixa Econômica Federal, como o aplicativo Caixa Tem ou o internet banking. Também é possível realizar a consulta em qualquer agência da Caixa.
A Caixa Econômica Federal iniciou os pagamentos no dia 09 de agosto, e seguirá realizando os depósitos até o dia 31 de agosto. No entanto, a Caixa pode antecipar os pagamentos para alguns trabalhadores.
Novas regras de correção no FGTS
Uma das novidades deste ano é a nova regra de correção do FGTS, que resultou em uma rentabilidade de 7,78%. Essa nova regra, aprovada pelo Conselho Curador do FGTS, visa garantir uma rentabilidade mais justa para os trabalhadores.
Lucro sacado pode ser gasto de qualquer forma?
O dinheiro do FGTS pode ser utilizado para diversas finalidades, como a compra da casa própria, a amortização de um financiamento habitacional, ou até mesmo para complementar a renda. É importante que o trabalhador planeje como irá utilizar esse recurso da melhor forma possível.
Eu tenho FGTS como fácil pra ver
Eu concordo