Em uma recente declaração, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o mundo sofrerá uma lenta recuperação econômica nos próximos dois anos. De acordo com a entidade internacional, é esperado que o crescimento global seja de apenas 3,1% em 2024 e de 3,2% em 2025.
Apesar de haver um aumento de 0,2 ponto percentual nas projeções em comparação com as estimativas realizadas em outubro, a resiliência das economias dos Estados Unidos e de muitos países emergentes mostrou-se mais robusta do que o esperado. Mesmo assim, as expectativas de crescimento continuam abaixo da média recente.
Índia lidera projeções de crescimento
Segundo o relatório World Economic Outlook, a Índia é o país que deve liderar o crescimento econômico global, com uma taxa prevista de 6,5% para este ano e o próximo.
Atrás da Índia, a Filipinas está no segundo lugar com um crescimento de 6%, seguida pela Indonésia em terceiro lugar com 5%. A China aparece na quarta posição, com uma projeção de crescimento de 4,6%.
Crescimento do Brasil
Nesse cenário, o Brasil aparece na 18ª posição no relatório do FMI, com uma taxa de crescimento econômico projetada de apenas 1,7%.
Essas projeções apontam para a necessidade de políticas econômicas sólidas e uma recuperação sustentável em todo o mundo. Ainda assim, a desaceleração projetada serve como um lembrete da importância da gestão econômica e da necessidade de preparação para as inevitáveis flutuações do mercado global.
O relatório
As informações divulgadas fazem parte de um relatório publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo. A divulgação do crescimento econômico global é um indicador importante para as previsões econômicas e serve como um barômetro para a saúde geral da economia mundial.
Portanto, mesmo frente a um cenário de desaquecimento, a resiliência de algumas economias aponta para uma possível recuperação. No entanto, a cautela, aliada à boa gestão econômica, deve ser o caminho escolhido para enfrentar os próximos anos. Vale lembrar que essas projeções são estimativas baseadas em dados atuais e podem sofrer alterações conforme se verifiquem as variáveis econômicas globais. Ainda assim, eles fornecem uma visão geral do que pode ser esperado para a economia global nos próximos anos.