Com a crescente competição por profissionais talentosos, especialmente no setor de tecnologia, empresas como o Google estão diversificando seus benefícios.
O Google Brasil acaba de introduzir benefícios corporativos voltados à formação familiar, que incluem congelamento de óvulos, fertilização in vitro, inseminação intrauterina, adoção e barriga solidária.
Segundo Ana Carolina Azevedo, diretora de recursos humanos do Google para a América Latina e Canadá, a ideia é acompanhar o ciclo de vida do profissional. “Acompanhamos o ciclo de vida do profissional, desde o momento em que ele entra e todo o desenvolvimento de carreira até a aposentadoria”, afirma Azevedo.
Quais são os benefícios de fertilidade oferecidos pelo Google?
Funcionários do Google no Brasil e seus cônjuges agora têm acesso a benefícios corporativos que ampliam as possibilidades de formação familiar. O pacote de benefícios inclui:
- Congelamento de óvulos
- Fertilização in vitro
- Inseminação intrauterina
- Adoção
- Barriga solidária
Além disso, a empresa oferece reembolso de procedimentos com um teto definido, orientação, apoio emocional, planejamento do parto e amamentação, e cuidados pós-parto. Os colaboradores terão acesso 24 horas por dia, todos os dias da semana, a especialistas nesses temas.
Qual é a importância dos benefícios de fertilidade no ambiente corporativo?
A política de benefícios do Google reflete um esforço contínuo em evolução para acompanhar as necessidades dos funcionários e os debates do mercado. Esses benefícios são compatíveis com a agenda de diversidade da empresa, que visa criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado.
Além desses novos benefícios, o Google também oferece licença parental de 18 a 24 semanas, salas de apoio à amamentação e suporte para cuidados com crianças. A empresa reconhece a importância de acolher diferentes formas de família para ser mais eficiente em suas entregas.
Outras empresas também oferecem benefícios de fertilidade?
Sim, várias grandes empresas têm seguido essa tendência. Nos Estados Unidos, 15% das empresas com mais de 500 funcionários já oferecem cobertura para congelamento de óvulos. Empresas como Intel, Bank of America, Johnson & Johnson e Starbucks têm incluído tratamentos de fertilidade em seus benefícios corporativos.
No Brasil, algumas empresas também estão adotando iniciativas semelhantes:
- Grupo Fleury: Oferece até 40% de desconto em serviços de reprodução assistida.
- Mercado Livre: Cobre 70% do custo do congelamento de óvulos.
- LinkedIn: Reembolsa R$ 22 mil por tentativa de fertilização, com até três tentativas em qualquer clínica.
- Microsoft Brasil: Ampliou seu plano de saúde para cobrir tratamentos de fertilidade.
Benefícios como estes impactam positivamente na satisfação e no bem-estar dos funcionários, resultando em um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.