Recentemente, o Governo Federal apresentou ao Congresso Nacional um projeto de lei que visa alterar as regras de aposentadoria para os militares, estabelecendo uma idade mínima para a transferência para a reserva remunerada.
Atualmente, os militares podem se aposentar após completar 35 anos de serviço, sem a exigência de uma idade mínima.
Caso o novo projeto seja aprovado, será implementada uma idade mínima de 55 anos para que os militares possam passar à reserva remunerada, mudança que está prevista para entrar em vigor a partir de 2032.
Quais são as principais mudanças propostas?
O projeto de lei inclui várias alterações significativas que afetam diretamente as condições para aposentadoria dos militares, além de mudanças nas pensões. As principais mudanças são:
- Estabelecimento de uma idade mínima de 55 anos a partir de 2032 para transferência para a reserva remunerada.
- Estruturado um tempo de transição para que a nova regra seja implementada de forma gradativa.
- Militares que já possuem tempo suficiente para aposentadoria na data da publicação da lei manterão o direito à inatividade.
- Militares que ainda não possuem tempo suficiente precisarão completar o tempo restante com um acréscimo de 9% até 2031 ou atingir a idade mínima estipulada.
Por que estabelecer uma idade mínima para aposentadoria?
Uma das razões para implementar uma idade mínima está relacionada à tentativa de reduzir os gastos operacionais com as aposentadorias militares, que representam uma parte significativa do orçamento público.
Além disso, busca-se uniformizar as contribuições dos militares das diferentes forças armadas para o sistema de previdência.
Atualmente, existe uma disparidade nas alíquotas pagas pelos militares. O projeto pretende igualar as alíquotas da Aeronáutica e da Marinha, que atualmente são inferiores ao padrão do Exército, fixado em 3,5% do soldo.
Como será a transição para a nova regra?
A transição para a aplicação da nova idade mínima será feita de forma progressiva. Os militares que completarem o tempo necessário antes da publicação da lei poderão se aposentar de acordo com as regras atuais.
Aqueles que não atingirem o tempo de serviço suficiente terão que se adequar às novas exigências, sendo necessário atingir a idade mínima ou completar o tempo de serviço restante com uma taxa de incremento.
O objetivo maior é implementar um sistema mais sustentável e financeiro equilibrado para todos os setores do serviço público.