O programa Desenrola Pequenos Negócios já alcançou notáveis números, permitindo a renegociação de 93 mil dívidas. Esta iniciativa foi lançada pelo Governo Federal após o encerramento do Desenrola Brasil, que era focado em pessoas físicas.
De acordo com a Febraban, 65 mil empreendedores aproveitaram o Desenrola Pequenos Negócios para renegociar suas dívidas. Este grupo inclui microempreendedores individuais (MEI), além de micro e pequenas empresas. Até agora, o programa já renegociou impressionantes R$ 3 bilhões.
Como o Desenrola Pequenos Negócios pode ajudar empresários?
Lançado em maio do ano passado, o programa facilita a renegociação de dívidas não pagas até 23 de janeiro de 2024. Ele é voltado para pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. A iniciativa visa proporcionar alívio financeiro significativo para empresários em dificuldades.
Quais as vantagens do Desenrola Pequenos Negócios?
O Desenrola Pequenos Negócios oferece diversas vantagens que podem ser decisivas para a estabilidade financeira das empresas. Veja os principais benefícios:
- Os empreendedores podem receber descontos de 40% a 90% nas suas dívidas;
- A partir dessa renegociação, voltam a ter acesso ao crédito e podem solicitar empréstimos;
- A empresa retorna à situação regular, melhorando sua credibilidade no mercado;
- Os bancos elevarão o nível de capital disponível para concessão de novos empréstimos;
- Microempreendedores individuais (MEI) ganharam uma linha de crédito exclusiva.
Por quanto tempo ainda está disponível?
Originalmente, o programa permitiria a renegociação de dívidas até 31 de dezembro de 2024. No entanto, a Medida Provisória que viabilizava o Programa Acredita, do qual o Desenrola fazia parte, perdeu a validade recentemente.
Com a não aprovação do texto pelo Senado e pela Câmara dentro do prazo de 120 dias, as renegociações de débitos estão suspensas. Ainda há esperança de que um novo projeto de lei em análise possa trazer de volta as condições de renegociação.
Embora a Medida Provisória tenha se tornado nula, o governo está trabalhando em uma nova proposta para continuar ajudando empresários a regularizarem suas finanças. Um projeto de lei já está em análise na Câmara dos Deputados, trazendo a expectativa de novas oportunidades para os pequenos negócios no país.
Enquanto aguardamos novidades, os empreendedores podem continuar se informando sobre alternativas e novas medidas que o governo possa lançar para auxiliar na recuperação econômica das pequenas empresas.