O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, desmentiu recentemente as informações que circulavam sobre a possível extinção da emissão de papel moeda no Brasil. Segundo ele, não existe nenhuma intenção por parte da autoridade monetária de acabar com o dinheiro em espécie.
Campos Neto relembrou que, no início da pandemia de covid-19, o governo implementou um sistema de transferência de recursos por meio de contas digitais. Durante esse período, houve escassez de cédulas, pois as pessoas sacavam rapidamente os benefícios oferecidos.
Por que o papel moeda ainda é importante?
De acordo com o presidente do Banco Central, a falta de papel moeda em circulação pode gerar desconfiança entre a população, que pode achar que o banco está enfrentando problemas. Para ilustrar essa situação, ele mencionou a criação da nota de R$ 200 com a imagem do lobo-guará, emitida em tempo recorde para suprir essa demanda.
Roberto Campos Neto destacou ainda que muitas pessoas, especialmente das classes D e E, ainda recebem seus salários em dinheiro de papel. Portanto, a diminuição do uso de papel moeda não tem como objetivo eliminá-lo, mas sim complementar com novas opções digitais.
Existe segurança no uso do Pix?
Apesar das funcionalidades modernas e seguras do Pix, o presidente do Banco Central reconheceu as preocupações existentes quanto a fraudes e crimes cometidos através da plataforma. Campos Neto afirmou que essas preocupações envolvem práticas antigas adaptadas às novas tecnologias. Ele mencionou o vazamento de dados de pessoas no ano passado, uma situação similar ao que ocorria com talões de cheque.
Como o Banco Central pretende manter a segurança?
- Implementação de códigos com informações limitadas para proteger os usuários.
- Cuidado adicional com saldos e contas para evitar vazamento de informações.
- Busca constante por máxima eficiência sem comprometer a segurança.
Quais são as novas funcionalidades do Pix?
Campos Neto aproveitou a oportunidade para introduzir novidades e melhorias no sistema Pix. A partir do próximo ano, o Pix programado e outras funcionalidades, como o Pix por aproximação, estarão em vigor. Além disso, estão sendo estudadas interações com outras carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay.
O presidente do Banco Central finalizou enfatizando como o Pix tem contribuído para a redução dos custos de intermediação financeira, promovendo uma economia mais eficiente para todos os brasileiros.
Essas novidades mostram que, embora a digitalização esteja avançando, o papel moeda ainda tem um papel vital na economia brasileira, principalmente para as classes mais vulneráveis.