Viajar ao exterior envolve várias preparações e uma das mais importantes é a contratação de um seguro viagem. No entanto, existem maneiras de conseguir essa segurança sem custos extras. Você sabia que o seu cartão de crédito pode ser um grande aliado nessa economia? Vamos explorar algumas das principais estratégias para não pagar pelo seguro viagem e ainda garantir uma viagem tranquila e protegida.
Marlon Glaciano, um renomado especialista em finanças e planejamento financeiro, compartilhou valiosas informações sobre como evitar gastos com seguros de viagem. Contudo, ele alerta que é fundamental conhecer bem as cláusulas e coberturas envolvidas nesses benefícios para que, na hora do aperto, você não fique na mão.
O que seu cartão de crédito tem a ver com seguro viagem?
Algumas operadoras de cartão de crédito embutem nos benefícios ao cliente a oferta de seguro viagem sem custo adicional, desde que as passagens sejam adquiridas através do cartão. “É essencial verificar cada detalhe das condições oferecidas pelo seu cartão”, aconselha Glaciano. Esses seguros costumam cobrir incidentes médicos e, em alguns casos, até mesmo imprevistos como perda de bagagem e cancelamento de viagem.
Leia também: R$ 284 mil: este foi o valor devolvido aos investidores por falha em plataformas este ano
Após falas de Lula, quem investe no Tesouro Direto recebe a melhor notícia
VAI TER QUE SE EXPLICAR: STF pede explicações ao governo de SP sobre privatização da Sabesp
Governo Lula Avança em Estudos para Corte de R$ 25,9 Bilhões no Orçamento de 2025
Como conferir se você possui cobertura sem custo?
Verificação de benefícios do cartão
Primeiramente, examine os termos e condições proporcionados pelo seu cartão de crédito. Este é o passo inicial para entender o âmbito da cobertura. Confirme se os serviços oferecidos atendem às necessidades da sua viagem. Cada cartão tem particularidades que precisam ser bem compreendidas antes de você embarcar.
Plano de saúde internacional
Se você possui um plano de saúde de alto padrão ou internacional, verifique se este oferece cobertura durante viagens. Muitos planos estendem seus serviços para além das fronteiras nacionais, oferecendo uma rede de assistência médica global que pode ser muito útil durante sua estadia no exterior.
Associações e programas de fidelidade
Outra alternativa é verificar se você é associado a clubes de viagens, programas de fidelidade de companhias aéreas ou clubes automobilísticos que ofereçam seguro viagem como um benefício adicional. Essas associações às vezes incluem seguros que são ativados automaticamente ao se viajar como membro.
Quais são os riscos de viajar sem um seguro adequado?
Embora haja maneiras de evitar pagar diretamente pelo seguro viagem, Glaciano enfatiza a importância de não subestimar a proteção que ele oferece. Viajar sem um seguro adequado pode expor você a altos custos em caso de emergências médicas ou outros imprevistos. Isso pode colocar não apenas sua saúde financeira em risco, mas também impactar negativamente toda a experiência de viagem.
Portanto, antes de decidir não adquirir um seguro-viagem, certifique-se de que você está efetivamente coberto por outras vias, garantindo assim um passeio tranquilo e seguro. Priorizar sua segurança é essencial para evitar preocupações e desfrutar plenamente de sua viagem internacional.