Com a chegada de julho, o mercado de investimentos se apresenta cheio de possibilidades para investidores que buscam otimizar seus portfólios e diversificar suas aplicações. Seja você um investidor arrojado ou conservador, as melhores oportunidades do mercado podem fazer toda a diferença nos seus retornos financeiros. Este mês, destacam-se estratégias que contemplam desde fundos imobiliários até criptomoedas, passando por títulos isentos de Imposto de Renda e BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Vamos explorar as principais recomendações e expectativas para o período.
Títulos isentos de Imposto de Renda
O mercado de títulos isentos de Imposto de Renda continua a ser uma escolha atraente, especialmente para pessoas físicas que buscam eficiência fiscal em seus investimentos. O BB Investimentos, por exemplo, seleciona mensalmente títulos de crédito privado incentivados, com isenção de IR para pessoas físicas, que apresentem uma boa relação de risco-retorno.
Para julho, as recomendações incluem debêntures de grandes empresas como Eletrobras, Equatorial, e Rumo. Esses títulos não apenas oferecem a isenção de IR, como também apresentam uma interessante relação de risco-retorno, sendo avaliados com base nas métricas de crédito do emissor e no prêmio potencial ofertado. A diversificação em termos de indexadores (IPCA ou CDI), prazos de vencimentos, emissores e setores de atuação também é uma prioridade.
Entre as escolhas do BB Investimentos para julho estão:
- Debênture Isa Cteep (TRPLA4/TRPLB4)
- Debênture Eletrobras (ELET14/ELET23)
- Debênture Equatorial (EQUA11)
- Debênture MRS Logística (MRSAB1)
- Debênture Rumo (RUMOA6/RUMOB7)
- CRA Raízen (CRA02300JR6)
- CRI Cyrela (24D2765586)
- CRI Hapvida (22K0934871)
Criptomoedas
Em um cenário de alta volatilidade, as criptomoedas se destacam como uma opção para diversificar investimentos e buscar altos retornos. O BTG Pactual, por exemplo, propõe uma carteira de criptomoedas que inclui ativos consolidados como Bitcoin e Ethereum, além de apostas em novas tecnologias como Solana e Polygon. O banco adota uma estratégia fundamentalista rigorosa na escolha dos ativos, focando em segmentos específicos como redes de contratos inteligentes, protocolos de infraestrutura e interoperabilidade, e protocolos de finanças descentralizadas (DeFi).
Para julho, as criptos indicadas pelo BTG Pactual são:
- Bitcoin (BTC)
- Ethereum (ETH)
- Solana (SOL)
- Polygon (MATIC)
- Optimism (OP)
- Arbitrum (ARB)
- Avalanche (AVAX)
- Lido (LDO)
- Render (RNDR)
BDRs (Brazilian Depositary Receipts)
Os BDRs são títulos emitidos e negociados no Brasil que representam outros títulos negociados no exterior, permitindo que os investidores acessem o mercado internacional diretamente da B3. Para julho, o banco Safra atualizou sua carteira de BDRs, substituindo Morgan Stanley por JPMorgan, devido ao bom desempenho esperado do maior banco dos Estados Unidos em um ambiente de juros mais altos.
A composição da Top 10 BDRs do Safra para julho inclui:
- JPMorgan (JPMC34)
- AstraZeneca (A1ZN34)
- Microsoft (MSFT34)
- Amazon (AMZO34)
- NextEra Energy (NEXT34)
- Google (GOGL34)
- Nvidia (NVDC34)
- Netflix (NFLX34)
- American Express (AXPB34)
- ETF S&P 500 (IVVB11)
Ações ESG
A crescente preocupação com questões ambientais, sociais e de governança (ESG) tem levado muitos investidores a buscar empresas que se destacam nesses quesitos. O Itaú BBA, por exemplo, recomenda uma carteira de ações composta por empresas que se destacam tanto na avaliação fundamentalista tradicional quanto na avaliação ESG.
As preferidas do Itaú BBA no quesito ESG para julho são:
- Engie (EGIE3)
- CPFL (CPFE3)
- Localiza (RENT3)
- Banco do Brasil (BBAS3)
- Rumo (RAIL3)
- Totvs (TOTS3)
- 3Tentos (TTEN3)
- Lojas Renner (LREN3)
- B3 (B3SA3)
- Cosan (CSAN3)
Fundos Imobiliários
Os fundos imobiliários continuam a ser uma opção atrativa para investidores que buscam rendimentos periódicos e oportunidades de ganho de capital, sem a burocracia de gerenciar um imóvel. A carteira de FIIs do Santander, por exemplo, é recomendada para aqueles que gostam de investir no mercado imobiliário e querem contar com rendimentos periódicos, além de vantagens fiscais e maior liquidez.
A seleção do Santander para julho inclui:
- BTG Pactual Logística (BTLG11)
- Vinci Logística (VILG11)
- RBR Alpha Multiestratégia Real Estate (RBRF11)
- Valora Hedge Fund (VGHF11)
- VBI CRI (CVBI11)
- CSHG Recebíveis Imobiliários (HGCR11)
- Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11)
- Mauá Capital Recebíveis Imobiliários (MCCI11)
- Santander Renda de Aluguéis (SARE11)
- TG Ativo Real (TGAR11)
- TRX Real Estate (TRXF11)
- XP Malls (XPML11)
- HSI Malls (HSML11)
- Vinci Offices (VINO11)